Interior Design tips and references that we love...

MAIO: MÊS DA CONSCIÊNCIA CELÍACA

Já estamos praticamente no final de maio rsrs mas não poderia deixar de comentar sobre esse assunto!

Maio é o mês da conscientização celíaca sabia?

Aliás, você sabe o que é doença celíaca?

Pois bem, doença celíaca é quando alguém tem uma desordem sistêmica autoimune que é desencadeada pela ingestão do glúten, ou seja, algumas pessoas tem “alergia” quando consomem o glúten, que nada mais é que trigo, aveia, centeio, cevada e malte.

Normalmente a doença ocorre com pessoas que tem uma tendência genética à doença, normalmente aparece na infância, mas pode surgir em qualquer idade, na verdade a pessoa pode viver uma vida sem saber que tem e quando é adulto ela desenvolve a doença.

(Divulgação Gluten Dude)

Aqui em casa meu noivo no caso que possui a doença e a gente descobriu quando ele tinha uns 22 anos., um dos sintomas que o Dani tinha quando criança era anemia mas até então nunca tinham descoberto que ele tinha doença celíaca, até que um medico desconfiou de que essa anemia poderia ser algo a mais e bingo, era a intolerância ao glúten.

 

A doença aparece em diversos graus, mas o tratamento é o mesmo para todos e é único, ter uma alimentação sem glúten por toda a vida.

E agora? Confesso que no começo é dificil mas com o tempo você acostuma, claro que com o passar dos anos vai melhorando as opções, as empresas começam a desenvolver alimentos sem glúten bem gostosos, alguns restaurantes também abraçaram a causa, mas ainda falta muita gente se conscientizar, claro que quando a gente sai, viaja,  a gente sempre tem que pesquisar a onde vai comer, não podemos simplesmente sair andando na rua e fazer uni-duni-tê, temos que ver a procedência do restaurante para não correr o risco de voltar para casa sem comer. rsrs

Quando vou fazer um bolo em casa, eu substituo a farinha branca comum por farinha de arroz por exemplo e garanto que o bolo fica tão gostoso quanto, isso serve para panqueca, pizza, pães.

Não sou chef, nem uma cozinheira de mão cheia haha, mas vou começar a publicar algumas receitas de opções sem glúten aqui no blog.

E aqui segue algumas marcas de alimentos sem glúten, é possível encontrar no supermercado, eu gosto bastante de variar entre Pão de Açúcar, Emporium São Paulo e Casa Santa Luzia, nem sempre encontro tudo que quero em um só, então ficamos variando entre esses 3.

Foto Divulgação

Marcas:

Schär (Essa para mim é a melhor)

Aminna (Uso a farinha de arroz deles, é a melhor)

Jasmine

Vitao

Gran Amici

Espero ter ajudado vocês, aos poucos vou postando restaurantes que gostamos entre outros.

Bjinhos Jeh

 



1 thought on “MAIO: MÊS DA CONSCIÊNCIA CELÍACA”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *